O perigo mora em casa

Pequenos cuidados garantem a segurança do seu gato dentro de casa

Com um corpo atlético e uma mente criativa, os gatos são capazes de se enfiar em muitas enrascadas não só do lado de fora da casa, mas dentro também. Se você vai adotar ou já tem um bichano em casa precisa tomar alguns cuidados para garantir a sua segurança. A velha frase “a curiosidade matou o gato” não surgiu à toa.

Gatos podem engolir objetos, remédios, comer plantas, cair das janelas, entrar dentro da máquina de lavar roupas e aprontar muitas outras coisas. Com um pouco de cuidado, você evita que eles sofram acidentes e até morram.

Verifique cada cômodo da casa. Guarde todos os objetos que você não daria a uma criança de 2 anos. Não basta colocá-lo “fora do alcance” dos gatos (numa prateleira, por exemplo), é preciso guardar estes objetos. Lembre-se que os gatos são verdadeiros alpinistas e terão acesso a praticamente toda a sua casa. Botões, pregos, moedas, tampinhas, barbantes, tudo o que couber na boca do gato deve ser guardado.

Um fio dental quase fatal

""Isaura engoliu um pedaço de fio dental e quase morreu. Janaina Vidal, dona da gatinha, conta que - de uma hora para outra - ela ficou apática, parou de se alimentar e começou a vomitar e ter diarréia com freqüência.

“Foi aquele estresse: várias horas, vários dias em clínicas, laboratórios e os médicos não conseguiam diagnosticar a doença da Isaura. Os remédios não faziam efeito. Ela emagreceu demais e ficou muito debilitada, era de cortar o coração vê-la naquele estado de total prostração”, conta a mãe da gatinha.

Depois de muitas tentativas, a veterinária suspeitou de câncer e solicitou uma endoscopia. Descobriu-se então que, na verdade, a gata tinha engolido um pedaço de fio dental.

Janaína e sua filha Isaura

“O fio ficou enrolado no final da língua dela e as pontas iam até o estômago provocando ânsia e desconforto,” relata Janaína. 

A veterinária cortou a parte que estava enrolada na língua e as pontas do fio foram empurradas para final do estômago e começo do intestino, para que ela pudesse expeli-lo naturalmente.

Dicas

Você pode evitar que o seu gato tenha problemas semelhantes, tomando alguns cuidados com: 

Remédios

Mantenha todos os remédios longe dos gatos. O que é bom para as pessoas pode ser muito prejudicial ao organismo do felino, como a aspirina e o paracetamol.

Produtos de limpeza

Lugar de produto de limpeza é trancado dentro de um armário. 

Ao serem aplicados na casa, cuidado com o excesso. Os gatos andam “descalços” pela casa, deitam, rolam, esfregam-se em tudo. Depois, eles tomam um delicioso “banho de língua” e podem se intoxicar com o resíduo destes produtos.

Plantas 

Remova plantas venenosas para os gatos, como peônias, lírios, azaléias, jacintos, viscos e sempre-vivas.

Se não souber se a planta é tóxica, consulte um especialista ou não compre.

Vaso sanitário

Deixe a tampa sempre abaixada. Um filhote poderá se afogar se cair ali dentro e um adulto poderá se envenenar bebendo água tratada com produtos químicos.

Janelas

Coloque telas em todas as janelas, especialmente se você mora em apartamento. 

Gatos se empolgam com pássaros, borboletas, insetos e se jogam para tentar alcançá-los. Eles também poderão escorregar num dia de garoa ou simplesmente se desequilibrar durante brincadeira.

Sacos plásticos

Guarde bem todos os saquinhos plásticos, pois o gatinho poderá entrar dentro dele e se sufocar.

Tábua de passar 

Não deixe a tábua de passar aberta, principalmente com o ferro ligado. Essas tábuas são instáveis e certamente vão cair se o gato pular sobre ela.

Fogão e máquina de lavar

Fogões de embutir e máquinas de lavar possuem um vão na parte de baixo. É comum filhotes e gatos recém-chegados entrarem ali por curiosidade ou para se sentirem mais seguros. Feche estas saídas para evitar acidentes. 

Fios elétricos e tomadas

Alguns gatos pensam que fios (do computador, telefone, etc.) são goma de mascar. 

Encape os fios com protetores de plástico ou de borracha e coloque protetores nas tomadas para que o gatinho não leve choque.

Ventiladores

Prefira os ventiladores de teto ou de parede (pendurados bem alto). Gatos adoram tudo o que se movimenta e podem querer brincar com as hélices. Nesta brincadeira, eles machucam ou perdem as patinhas.

Velas

Nunca deixe as velas acesas. Atraídos pelo calor, os gatos podem sofrer queimaduras ou provocar um incêndio ao derrubá-las.

Barbantes

Cordões, barbantes e linhas devem ser guardados.

Gatos adoram brincar com fios, mas se eles os engolirem o estrago pode ser grande. 

 

Voltar