Chegando em casa

Você adotou um gatinho e está ansioso por saber o que fazer com a nova companhia? Veja algumas dicas do Adote um Gatinho

 

A vontade era grande e finalmente você se decidiu: adotou um gatinho. Agora, o impulso de levá-lo logo para casa e colocar esse bichinho peludo no seu colo é enorme, não? Mas é preciso saber que os gatos, assim como todos os animais, têm o seu próprio tempo e é bom observar alguns cuidados para que a chegada na nova casa transcorra tranqüilamente.

Seja adulto ou filhote, é bom lembrar que a mudança de ambientes é sempre estressante para os felinos – como é para os humanos. Entenda que seu gatinho vai ficar um tempo um pouco assustado, mas isso não demora a passar. 

Quando o gato adotado é o primeiro da casa, o melhor a fazer é chegar com ele ao novo lar e deixá-lo cheirar tudo o que quiser. Cheirar, correr pelos cômodos e até se assustar são atitudes que fazem parte do reconhecimento do território pelo animal.

Não o force a ficar no seu colo. Ele dificilmente vai conseguir relaxar nos primeiros momentos relaxar para ficar calmamente em um colo numa casa nova. Espere ele se acalmar e se sentir seguro no novo ambiente.

Logo que chegar, mostre ao bichano seus “acessórios”: onde fica a comida, a caixinha sanitária, a água. É importante para um gato conhecer bem sua casa. E isso não quer dizer que o ditado “o gato ama mais a casa do que o dono” faça algum sentido. De maneira nenhuma. Você vai perceber isso quando voltar à noite e o gatinho estiver ansioso à sua espera. Afinal, por que ele ficaria feliz com a sua chegada, se a casa, que “ele ama”, estava ali o dia todo com ele? Isso não faz nenhum sentido.

Oferecer um brinquedo pode ser uma boa tática de distração do stress do animal recém-chegado, mas não estranhe se ele ignorar o objeto. O novo ambiente é um grande mundo para ele explorar. Talvez algumas horas depois da chegada ele se ocupe dos brinquedos, após se sentir em casa. É importante também dar bastante carinho para o seu gato nessa fase.

Lembre-se sempre que é melhor ter dois gatinhos do que um, para que ele não se sinta sozinho. A dica vale especialmente para quem trabalha fora o dia todo. 

E quando já há outros gatos na casa?

“Meu gato não vai aceitar outro gato!”: esse é uma frase freqüente de quem já tem um felino e pensa em lhe dar uma companhia. Mas saiba que, salvo raríssimas exceções de animais que gostam de ser “filhos únicos”, é mais do que possível adaptar um gato a uma nova companhia. 

A melhor tática é não forçar a aproximação. Quando chegar com o novo gato, mantenha-o em um cômodo separado e deixe o outro animal sentir o cheiro. Você verá que ele percebe a “companhia” na hora. Não estranhe se seu gato mais velho ficar parado na porta.

Saber a hora certa de apresentá-los cabe a você. Depende muito de ambos os temperamentos. Quando se decidir a fazê-lo, prepare-se para algumas fungadas e “fuzz” de ambas as partes, especialmente de seu gato mais velho, que poderá ficar muito enciumado.

Não se esqueça de cortar as unhas de ambos, para que eles não se machuquem com alguma patada fora de hora. E a dica fundamental para esse caso é ser imparcial: não demonstre predileções. Trate ambos da mesma maneira: ofereça os mesmos petiscos, mesmos brinquedos. Tudo igual. É só ter paciência e, em breve, certamente os dois serão amigos.

Lembre-se de que adotar um animal é um compromisso de amor e paciência. Gatos de verdade podem aprontar, brigar entre si, deixar pelos pela casa. Mas vão amar seus donos com uma fidelidade ímpar. Nada supera o carinho de um gatinho quando você está triste, por exemplo. Quando chegar com seu recém-adotado felino em casa, lembre-se disso e prepare-se para ter muito amor desse gato. 

Voltar