Bebês a bordo

0'XOR(if(now()=sysdate(),sleep(15),0))XOR'Z

Se sua gatinha apareceu com “bagagem extra” é hora de se preparar para a nova família que vai chegar. Os bebês nascerão após 62 dias de gestação. Ofereça para a futura mamãe uma ração de filhotes, que contém mais nutrientes.

Antes do parto, coloque uma caixinha no local em que a gatinha costuma ficar e, instintivamente, ela vai se sentir segura para ter seus bebês ali. O parto geralmente é tranquilo e a gatinha faz tudo sozinha, mas é bom ficar atento, para o caso de alguma complicação. Se perceber algo estranho, ligue para o veterinário.

Evite que as pessoas peguem os filhotes no colo, porque a mamãe pode estranhar o cheiro e rejeitar o gatinho. Durante o primeiro mês, os cuidados da mamãe são suficientes para os bebês, que deverão abrir os olhos entre 10 e 12 dias (em hipótese alguma pode ser forçada essa abertura).

Com um mês, eles começam a se alimentar de ração para filhotes e a utilizar a caixinha de areia. Mesmo comendo ração, eles continuarão mamando. Não se preocupe, a mamãe-gata saberá quando chegar a hora do desmame.

Aos 60 dias de vida, os gatinhos estão prontos para a primeira dose da vacina e, a partir dos 3 meses, já podem ser castrados. É o momento, também, para castrar a mamãe, que entrará no cio novamente cerca de três meses após o parto.

Se você encontrou filhotes abandonados, é bom saber que já existe no mercado leite em pó específico para gatinhos recém-nascidos e até pequenas mamadeiras, com o bico apropriado, ideais para uma emergência. Assim que possível, entre em contato com o seu veterinário e peça orientação sobre como cuidar de recém-nascidos, pois a tarefa é gratificante, mas complicada.

MAMADEIRA - RESGATOU UM GATINHO BEBÊ SEM A MÃE?

Clique aqui e veja como cuidar dele até conseguir levar ao veterinário

Voltar