Boletim - Junho 2012

Boletim informativo AUG



Queridos amigos, 

Finalmente um boletim que começa com boas notícias! Acho que desde 2009, quando ganhamos o concurso Sonora, não começávamos um boletim comemorando uma vitória. Agora a comemoração tem um gostinho especial porque veio do esforço que cada um de vocês fez para que a gente pudesse pagar as contas no mês passado e encontrar uma nova sede para os nossos gatinhos!

E nós encontramos!!! Encontramos uma casa que está bem judiada e precisa de reforma, mas pelo menos encontramos um lugar com sol, muros altos, vizinhos que não moram ao nosso lado e o principal: o dono da casa não fez objeção sobre os gatos. Esse foi o maior problema que enfrentamos quando estávamos procurando um local.

Temos o suficiente para o aluguel e a reforma, como dissemos para vocês, mas vai faltar dinheiro para um toldo na parte externa. Claro que gostaríamos de ter um toldo de vidro, daquele que abre e fecha. Nossos gatinhos tomariam sol e o quintal ficaria lindo, mas não tem o menor cabimento que nós, que vivemos de doações, tenhamos uma cobertura que pode custar até 30 mil reais! Só se alguém nos desse, né? rsrsrsrsrs

Vamos começar a reforma, que é basicamente consertar as infiltrações; nivelar e trocar o piso onde precisa (a casa é antiga e o piso está todo torto); pintar com tinta que pode ser lavada com mangueira; fazer ajustes para a parte de limpeza e segurança dos gatos; e depois a parte gostosa, que vai ser montar a casinha deles, com prateleiras, arranhadores, sofás... Enfim, com o que ganharmos! Quando estiver pronto vamos ter o maior prazer em receber todo mundo aos poucos, para não estressar os gatos, e vocês vão ver como a ajuda de vocês fez diferença.

E não foi só para alugar a nova sede do AUG que as doações foram usadas. Foi com cada real doado que pudemos ajudar todos esses gatinhos em junho!

Para quem puder continuar colaborando com o nosso trabalho, seguem as contas do AUG. Nosso muito obrigado!

Para nos ajudar com qualquer quantia:

Itaú - agência 2970 - conta corrente 12869-6

Bradesco - agência 3334 - conta corrente 6253-7

Razão Social: Adote um Gatinho

CNPJ: 08.858.329/0001-08

Agora que o lembrete foi feito, vamos aos resgates!

Quando um pedido de ajuda chega, a gente fica torcendo para ser alguma coisa simples, porque são os casos complicados (fraturas, cirurgias, UTI) que quebram a gente. Mas não adianta, todo mês temos pelo menos 3 ou 4 gatinhos com ferimentos mais sérios... E vamos falar o quê? Não vamos aceitá-los e deixá-los morrer na rua?
Já chega um que o socorro chegou tarde e soubemos que morreu sozinho e na chuva. Acabou com nosso dia...

E foi assim que recebemos o Sid. Ele foi atropelado e o pedido dizia que ele não se mexia e estava morrendo. A pessoa era muito pobre e pedia que, pelo menos, pudéssemos fazer a eutanásia para ele morrer sem dor. Quando ele chegou na Dra. Angélica, ela não entendeu nada, porque ele não estava morrendo. Estava quebrado, mas tinha boa respiração, pressão e estava espertinho. No dia seguinte ele fez hemograma e deu tudo normal, mas o raio-X mostrou fratura da cabeça do fêmur. Foi operado sem maiores problemas e se recupera bem.

Depois veio a Penélope e seu filhote, o Pitico.
Eles foram abandonados em um estacionamento, mas já deviam estar por lá há algum tempo porque o filhotinho estava com os olhos estufados, de quando pegam alguma virose forte ou herpes. Sem tratamento, ficam cegos. Quando o Pitico chegou, ficamos apaixonadas e achávamos que ele teria alguma chance de enxergar pelo menos com uma vista, mas um olho já estava comprometido e o outro acabou tendo que ser retirado. A mamãe Penélope se recuperou bem da vida nas ruas, comeu bastante, foi castrada, vacinada e adotada! São os gatinhos Vapt Vupt! 30 dias é o que precisam para mudar de vida!



Ela agora dorme na cama com a nova família, mas infelizmente seu filinho Pitico não tem tanta sorte e está na UTI. Depois de resolver o problema nos olhinhos, ele caiu doente. Vive apático, teve crises de diarreia, vômitos e alterna entre estar disposto e prostrado. Hoje ele estava com dificuldades para respirar na UTI, bem ruinzinho mesmo, mas amanhã será um novo dia, né?

Henry Morgan também estava em um estacionamento com um olho estufado. Parece que alguém estava cuidando dele, dando ração e tudo mais, mas quando o olho ficou doente, nos pediram ajuda. Infelizmente esse vírus que ataca os olhos é muito difícil de ser tratado. Os que estão com a gente e apresentam esse problema são tratados imediatamente e conseguimos salvar os olhos em 80% dos casos, mas na rua... Quando ele chegou à Dra. Angélia, o olho estava atrofiado e não havia o que fazer. Por sorte ele ainda tem a outra vista e enxerga muito bem. É um gatinho como qualquer outro, fofo, carinhoso e que precisa de uma nova família!

A Keka foi salva aos 45 do segundo tempo. Literalmente. Ela chegou com o intestino para fora e um quadro muito grave de desnutrição e infecção. Ela foi operada e lutou muito para se recuperar. É uma guerreirinha! Com 3 meses de idade ela já viu a morte de perto, mas queria viver. Ficamos tão tocadas pela meiguice e pelo olhar de agradecida, que temos certeza que ela vai encontrar uma família que a ame muito e entenda que ela é um anjinho!


Poison era uma gatinha que tinha dono e morava numa favela. Chegou ao AUG com suspeita de envenenamento e foi prontamente internada na UTI. Ela tinha a língua inteira em carne viva, parece que um ácido queimou tudo. E provavelmente foi isso mesmo... Ela tomou ou a forçaram a tomar algum líquido que queimou a gatinha por dentro. As feridas iam da língua até a garganta. Por conta disso, Poison precisou ser alimentada por um tubo. Agora passa bem e vai ficar com a gente, para que possa se recuperar e depois ser doada para um bom lar.

O Gizmo foi resgatado agora no finalzinho do mês em uma favela da Zona Leste. Magérrimo, pele e osso e coberto de sarna, ele ainda está com a Dra. Angélica se recuperando da desnutrição e da sarna complexa. Não deve ser fácil para ele, coitadinho. Imaginem viver com a pele toda ferida! Mas agora ele está sendo bem cuidado e vai sair dessa!

Recebemos um pedido de ajuda para um gatinho que foi abandonado na rua e estava vagando sem rumo com uma ferida enorme na parte traseira. Quando resgatado e examinado, ficou comprovado que o ferimento era, na verdade, uma mordida de cachorro. Ele está muito magro, desnutrido e precisa de muita comidinha e cuidados, mas, pelo menos, a mordida não quebrou nenhum osso dele.

E sempre temos os mamadeiras né?
Uma adotante encontrou uma caixa com 5 gatinhos recém nascidos, ainda com os olhos fechados. Como nenhuma gata tinha leite, dividimos a família entre voluntárias: a Neise ficou com 2 e a Silvia com 3. As noites sem dormir, a preocupação constante, o trabalho... Tudo isso fica esquecido quando eles resistem. Infelizmente 2 bebês se foram, um de cada casa. As voluntárias continuam empenhadas 24 horas por dia em salvar os que restaram e estamos confiantes que, no mês que vem, teremos boas notícias e fotos de gatinhos felizes.

A Dra. Beatriz estava passando pela favela de Heliópolis quando viu um grupo de crianças brincando com 3 gatinhos na rua (Dona Flor, Vadinho e Teodoro), piticos de tudo e magrelinhos. Ela pediu para levra os gatinhos e as crianças entregaram.

A Natureza e seus filhotes foram abandonados por uma vizinha da Dra. Beatriz, que, na hora da mudança para um apartamento, deixou os gatos para trás como deixamos um móvel velho ou um abajur quebrado. Dá para entender essas pessoas? Por sorte mamãe e bebês são saudáveis e estão bem. Esperamos que encontrem boas famílias!

E essa ninhadinha belezura total??? Acreditem ou não, não são só os gatinhos pretos, tigrinhos e frajolinhas que são abandonados. Esses bebês nasceram no terminal de cargas da Fernão Dias. A pessoa que ajuda os animais de lá conseguiu castrar a mãe e doar por ali mesmo, mas a adotante disse que não ia cuidar dos filhotes nem por um dia. Como são linderelos demais, devem ser adotados logo, felizmente. Se bem que hoje em dia o abandono está tão descontrolado que até os mais bonitos demoram para ser adotados.

Além do abandono, também temos que lidar com os absurdos que acontecem com os animais que chegam até nós. Um email chegou com o seguinte texto: "Achei na manhã de hoje uma gata bonita, amarrada no poste, com as patas amarradas e miando demais. Ela está gravida e não temos condições de ficar com o animal. Peço urgentemente ajuda, ela agora está no pet de um vizinho até as 18:00 hs , depois teremos que solta-la na rua novamente. Acho uma judiação, pois ela é muito mansinha. Segue as fotos e meu contato."
É isso que muitas pessoas fazem. Repassam o problema, mas não pensam em socorrer a pobrezinha e deixá-la segura até que o resgate chegue. Quase todos os emails já chegam com a ameaça do gato voltar para a rua para nos deixar apavoradas e sem opção. Por sorte, a gata é linda e mansinha e vamos tentar doá-la.

A Belinha e seus bebês foram resgatados de um terreno em Itaquera, sob risco de envenenamento pelos vizinhos. Imaginem o monstro que deve ser alguém que tem coragem de escrever que vai envenenar a pobre gatinha e seus mini bebês! Por sorte a Izabel, nossa voluntária, concordou em ser lar temporário da familinha até que eles sejam doados. Ela está curtindo ter mamãe e filhotes em casa. E quem não gosta, né?

Johnny e Depp são 2 irmãos que foram jogados no quintal dos cunhados da Hilda, nossa voluntária, que foi acionada para socorrê-los. Eles agora estão na casa dela e vão esperar uma nova família enquanto são bem cuidadinhos.

A Bell é engenheira e nossa voluntária. Adivinhem o que acontece sempre com a Bell... Ela encontra gatos em quase toda obra que vai! Dessa vez foi a Even, que foi resgatada e está se recuperando da vidinha nas ruas na casa da tia Bell.

Uma adotante encontrou uma mamãe e 5 filhotes, que tinham acabado de nascer, no entulho da obra do prédio dela. Todas nós estávamos lotadas e não tivemos como resgatar.  Quando começou a chover ela os recolheu e os abrigou no seu banheiro. Depois conseguiu castrar todos e doar 4 filhotes. Quando a Bell, nossa voluntária, teve espaço e pode ajudar, ficou com essa filhote e a mamãe. 

O Antonio foi abandonado perto do estacionamento de uma empresa. Os seguranças viram uma mulher parar o carro, abrir a porta e soltar o gato. O pobrezinho passou alguns dias vagando, até que o segurança do estacionamento começou a dar comida e água para ele. Nossa voluntária Larissa se apiedou do pobrezinho, que é muito manso e chameguento, e vai dar abrigo para ele até que ele seja doado. 




A Lexie e Debra são 2 formosinhas de 3 meses lá do terreno dos formosos. Faz anos que resgatamos gatinhos desse terreno, mas alguma gata que nunca cai na armadilha continua tendo filhotes. Dessa vez as voluntárias conseguiram pular o muro e resgatar as duas gatinhas que estavam dormindo num quartinho cheio de fezes de gatos.


O Manolo é um milelo sortudo. Nossa voluntária Rosa estava descendo a rua e ouviu miados desesperados na parte de trás de um supermercado. Como o muro é muito alto, ela não conseguiu ver nada pela fresta. Ela não desistiu, foi até a entrada de funcionários e explicou que tinha um gato miando e precisava de ajuda. O funcionário falou que eles sabiam e estavam tomando providências. Desconfiada e gateira de primeira, a Rosa decidiu passar no local de novo e deu de cara com o funcionário passando com ele no colo! Perguntou  para onde iriam levar o gato e falaram que levariam para a Zoonoses ou soltariam em outro lugar. A Rosa então pediu uma caixa de papelão, colocou esse milelo sortudo e levou para casa. Ele devia estar entalado em algum lugar e por isso miava tanto. Ele chegou todo sujo de fuligem!

Uni, Duni e Tê vieram de uma escola na Santa Cecília, de onde já vieram muitos gatinhos acolhidos pelo AUG. Lugar ruim, sabe? Quer dizer, o lugar não é ruim, ruins são os moleques que frequentam a escola e que judiam dos gatinhos. Uni, Duni e Tê são assustados e bravinhos.

Essa gracinha que a Susan chama de “Morceguinho” estava numa garagem, sozinho, no frio e sem receber comida. A dona da casa detesta gatos...

E esse senhor? Vovozinho foi abandonado dentro de uma caixinha de papelão como se fosse um sapato velho. Fiel ao dono, ficou dentro da caixa por dias. Saía para comer e voltava para caixinha. Quem fez isso com o pobrezinho não tem coração! Vovô é doce, meigo, falante, adora colo e só quer atenção.



Conhaque e Marshmallow são sobreviventes de um envenenamento em massa. Vários gatinhos que frequentavam o telhado da pessoa que nos pediu ajuda morreram e sobraram esses dois. Marshmallow é doce e já estava castrado. Conhaque é bonzinho de tudo, cego de um olho e enxerga quase nada com o outro.

Leka estava abandonada na casa de uma pessoa que detesta gatos. A Cris, que mora na região, estranhou o fato de ver uma gatinha e ligou pedindo ajuda, antes que o pior acontecesse.

 




Entre os nossos sonhos, ou melhor, metas está poder realizar pequenos mutirões sempre, todo mês. Estamos sempre apertadas e ainda não dá para colocar esse plano em ação. No futuro, vamos achar quem aceite co-patrocinar esses pequenos mutirões e vamos operar muitos gatinhos. Não só os que resgatamos, mas também os que não conseguimos resgatar. Pelo menos eles não vão gerar mais e mais filhotinhos para sofrer com o abandono e a vida nas ruas.
Enquanto isso, a gente castra todos os gatinhos que passam pela ONG, que não são poucos! Desde que o AUG iniciou suas atividades quase 5 mil gatos foram adotados, o que significa que castramos pelo menos 5 mil animais e evitamos que muitos gatinhos nascessem e passassem por necessidades nesse mundo onde não há lares para todos.
Esse mês dezenas gatos foram castrados e, com isso, fizemos nossa parte. Pequena, mas ainda assim importante, para diminuir o sofrimento de tantos animaizinhos que nascem e morrem nas ruas, sem conhecer uma vida boa de gatinho que tem uma família.


Em junho 80 gatinhos resgatados das ruas ganharam novas famílias! Olhem cada carinha linda com novas vidas para viver!!!






O Nenê foi resgatado sem os movimentos das patinhas traseiras e vocês o conheceram no boletim passado. Apesar de todo o cuidado que ele recebeu (sem nunca sair do lado da Dra. Beatriz, que levava o pequeno todo dia para o trabalho), ele apresentou alterações neurológicas e teve convulsões. Todos os exames foram feitos e todos os tratamentos tentados, mas no final uma meningite venceu a batalha e o Nenê não resistiu. Foi muito sofrido... Ele era só um bebê e só conheceu o amor quando chegou até a Dra. Beatriz.

O Roger é um dos gatinhos daquele resgate grande de Santo André. Ele ficou muito gripado e emagreceu muito, mas não por causa da gripe e sim porque ele está com os dentinhos do fundo da boca infeccionados e precisa de uma cirurgia para remover os dentes podres. Todo mundo sabe como dor de dente dói, né? Para ele não é diferente, ele sente muita dor e tem dificuldade para comer.

O Foreman é um dos gatinhos Felvs do abrigo. Ele é filho da Cuddy e, depois da morte da Pipoca, ele, a Cuddy e o Grisalinho viraram uma família. Infelizmente ele foi internado com icterícia severa e os exames indicaram colangio-hepatite, enterite, pancreatite, peritonite, ou seja, todos os órgãos abdominais muito inflamados. Os exames de sangue também muito alterados, principalmente função renal e hepática. Ele ficou internado por 4 dias e voltou para terminar o tratamento no abrigo, mas ele não apresenta melhoras e temos poucas esperanças...

O Verne teve uma inflamação nos olhos muito feia e foi para a casa da nossa voluntária para ser tratado como devia: colírio a cada 2 horas. Graças aos cuidados extras ele se recuperou bem!

O Brownie está internado na UTI com pneumonia e efusão pleural, o estado é grave e estamos apreensivas. Só nos resta esperar e pedir pela melhora dele.


O Mingau fez um novo raio-x e a conclusão é que fisioterapia não ajudaria em nada a melhorar a perninha que ele arrasta. Mingau tem uma perna “morta”, ele não tem sensibilidade, não a movimenta e, provavelmente, vai precisar amputá-la. O procedimento só não foi feito ainda porque Mingau pegou uma gripe forte e não está em condições de encarar uma cirurgia.

E vocês se lembram da gatinha de uma favela que tinha hiperplasia mamária e hérnia diafragmática antiga? Nós queríamos tratá-la, mas a dona tinha deixado a gatinha escapar. Ela reapareceu e a dona abriu mão da gata para que ela tenha um futuro melhor na ONG e depois numa casinha nova. E ela chegou tão, mas tão magrinha...
Dafine foi operada às pressas da hérnia diafragmática. A situação estava tão feia que foi feito um “tudo ou nada” mesmo, cirurgia de altíssimo risco. Correu tudo super bem com a cirurgia, mas, em compensação, o pós-operatório tem sido terrível e não sabemos se a gatinha vai resistir. Como o corpo dela viveu meses com a hérnia, ou seja, com os órgãos todos dentro do tórax, ele está demorando a se recuperar. Ela teve um quadro vascular muito complicado, teve edema de membro. Além disso, parte da área operada necrosou, além do pneumotórax (sempre que ela começava a respirar de forma descompensada era preciso drenar o ar que se acumulava dentro do tórax dela). O problema do pneumotórax foi resolvido, mas ela ainda está em um momento muito delicado, super prostrada, deitadinha de lado. Esperamos que depois de meses e meses de sofrimento ela reaja e possa ser feliz. Não seria justo ela morrer logo agora que conseguiu ajuda.
Não temos fotos recentes dela, mas colamos a do pedido de ajuda para vocês lembrarem quem ela é.






E o nosso trabalho não para, NUNCA! Enquanto tivermos saúde vamos continuar e, graças à ajuda de todos vocês, estamos conseguindo salvar muitas e muitas vidas. Por isso, mandamos por aqui nosso muito obrigado! Obrigado por acompanharem e divulgarem o nosso trabalho; por cada real que vocês doam e que procuramos usar com a maior responsabilidade para cuidar dos gatinhos abandonados; pelo carinho com que vocês escolhem um gatinho para apadrinhar. Obrigado por comprarem os nossos produtos, por comparecerem aos nossos eventos, por fazerem desta ONG uma união sem igual. Obrigado por nos tirarem do sufoco quando precisamos e por acreditarem que vamos crescer e vamos conseguir ajudar cada vez mais!

Beijos!
Juliana, Susan e voluntários AUG

 
Como ajudar a AUG:

 
   
Doando qualquer valor para ajudar a custear castrações, consultas, tratamentos e internações:

Depósitos:

Itau - agência 2970 - conta corrente 12869-6
Bradesco - agência 3334 - conta corrente 6253-7
Razão Social: Adote um Gatinho
CNPJ: 08.858.329/0001-08


Emissão de boletos, pagamento com cartão de crédito, tranferência entre contas (outros bancos) pelo Pag Seguro do UOL
Doando ração, remédios, areia, caminhas e paninhos

Escreva para informacoes@adoteumgatinho.org.br para saber onde deixar a sua doação!  Lembrando que temos uma caixa de doações fixa em duas unidades do Provet - Avenida Aratãs, 1009, Moema e Rua Francisco Zicardi, 16, Anália Franco. Basta passar lá e deixar a doação na nossa caixa! 

Apadrinhando um gatinho

O Adote um Gatinho hoje conta com 400 gatos abrigados. Muitos deles têm poucas chances de adoção. Outros precisam de longos tratamentos até estarem prontos para serem adotados. 

Seja madrinha ou padrinho de um
dos nossos encalhadinhos!
   







Adquirindo um produto AUG

Comprar um dos produtos da marca Adote um gatinho é uma forma de nos ajudar também! Temos camisetas, ecobags, canetas, cadernos, adesivos e muitos outros itens à venda pelo site e na loja Endossa, localizada dentro do Centro Cultural São Paulo, ao lado da estação Vergueiro do metrô.
Para comprar online, escreva para lojinha@adoteumgatinho.org.br, informando o produto, a quantidade desejada e o seu endereço com CEP. Sua compra será enviada pelo correio.





Campanha do Agasalho 2012


A Campanha do Agasalho 2012 continua!
Por favor, colabore. Doe um cobertor, uma caminha, uma roupinha de cachorro usada. Todo paninho que você tiver sobrando em casa pode fazer a diferença na vida dos animais que ainda não tem lar, que moram nas ruas, em abrigos, em locais abertos e passam muito frio!

Temos muitos postos espalhados pela Grande São Paulo e até em Campinas. Basta passar em um dos locais e deixar sua doação na caixa do Adote um Gatinho. Acesse o site para obter os endereços e conhecer os beneficiados deste ano!

 

Quem somos - Como ajudar - Gatos para adoção - Apadrinhamento - Rifas - Blog - Facebook - Twitter
www.adoteumgatinho.org.br
 
1. Envie um email para news@adoteumgatinho.org.br com o título RECEBER para assinar esta newsletter ou INDICO+email para sugerir o email de um amigo!

2. Se você não deseja mais receber os boletins do AUG, responda este email com o título REMOVER.
Voltar