Boletim - Novembro 2009

Boletim informativo AUG

Queridos amigos,

Sei que vai parecer que vocês já nos ouviram dizer isso mas....

NUNCA tivemos tantos filhotes! :-)
Cada uma de nós tem, no mínimo, uma familiazinha em nossas casas, outras têm 4 até 5 mamães e bebês, sem contar as dezenas de filhotes que estão sob nossos cuidados.
Em 7 anos de ONG nunca chegamos tão perto das festas e tão cheias de gatinhos. E é por isso que é tão importante que TODOS compareçam no nosso Bazar de Natal esse domingo, dia 06/12.

Nos preparamos o ano inteiro para esse evento e é com a renda dele que pretendemos sustentar nossos gatinhos por algum tempo, fazer as melhorias que precisamos fazer e ajudar gatinhos que ainda estão nas ruas ou em abrigos passando muita fome e todo tipo de necessidade. A presença de todos é muito importante. Fizemos tudo com muito carinho, vai ser um evento lindo, muito organizado e temos certeza que todos vão gostar.

Se alguem ainda não recebeu o convite, é só acessar o link que tem todas as informações: endereço, horário, mapa do local, tudinho, tudinho. http://adoteumgatinho.com.br/bazar2009.htm

Compareçam e façam do natal dos nossos gatinhos um feliz natal!

E vamos ao boletim!

Para começar, mais um caso de ortopedia.
A moça que atropelou esse gatinho nos pediu ajuda. Ele é um gatinho de rua e ela o alimentava na sua garagem. Um dia se distraiu e... pronto. Ele quebrou a pata traseira e, quando ele chegou, a perninha estava tão inchada, mas tão inchada que até o veterinário do raio X ficou com dó da dor que ele sentia quando precisamos esticar a perninha para fotografar. Ele é um santinho, não reclama, aceita tudo com humildade...
Um anjinho... Olhem a situação da perna dele, estava o dobro da perninha direita! Ele foi operado e está se recuperando.


Quem também precisou de cirurgia foram os gatinhos que estamos abrigando daquele caso que contamos mês passado, de uma senhora que morreu e deixou mais de 30 gatos e as ONGs estão tentando ajudar, lembram?

Além de uma diarréia absurda, que não melhora, como são todos já velhinhos, tivemos que retirar alguns dentes porque eles não conseguiam comer. Ficamosi com dó só de assistir porque os dentes estavam tão podres, mas tão podres que alguns se soltavam sozinhos, como dente de leite quando a gente é criança.
Como eles são bravos, não conseguimos medicá-los como deveríamos, mas eles se recuperaram bem.
Dá muita pena desses gatos. Eles são imundos, não se lambem, não se limpam, nem parecem gatos, sabem? Sabe Deus como viviam para estarem doentes assim. Não sei porque ter 30 gatos se é para cuidar desse jeito.
Essas colecionadoras de animais são um perigo...


E, falando em bravos, a Faísca, nossa resgatinha bravésima, esse mês ficou caidinha. Para ela se deixar ver e, pior ainda, deixar a gente passar a mão é porque estava muito doente mesmo! rs
Aí corremos com ela para a veterinária. Ela estava com uma infecção grave e ficou alguns dias internada. Assim que melhorou um pouquinho já começou a botar as garras de fora novamente, então teve alta e voltou para o abrigo.
Tem gato que é assim estranho, mesmo depois de tantos anos ela ainda tem medo de gente e só se sente segura no abrigo.

Uma outra gatinha que precisou de cuidados foi a Malucat.
Recebemos o pedido de ajuda para um filhote siamês, super magrinho, que estava debaixo de um caminhão em Diadema. Quando nos trouxeram o gato, na verdade era uma gatinha, já adulta, realmente bem magrinha e com um corte feio na pata. A Dra Angélica disse que parecia ser mordida de cachorro e que seria preciso anestesiá-la para estancar a hemorragia. A gatinha tinha perdido muito sangue. Em apenas meia hora na clínica um paninho ficou encharcado.
Mesmo magrinha arriscamos a anestesia e deu certo. O corte na pata tinha muitas larvas, um horror!
Se ela não fosse resgatada primeiro morreria de hemorragia, depois comida pela bicheira.
A gatinha passou então a noite na UTI porque o efeito da anestesia não passava.
Bom, o problema da bicheira foi resolvido e aí veio a parte que ainda estamos tentando desvendar.
Essa gatinha tem as pupilas dilatadas, mas não é cega, pelo menos não completamente. Ela parece acompanhar alguns movimentos, outros ela nem percebe. A coordenação motora dela também é alterada. Ela não têm os reflexos de um gato normal. Outro fato estranho é que ela não se lambe por nada! Um gatinho normal teria lambido o corte na pata e evitado a bicheira. Fizemos um teste, passando patê nas patinhas dela para ver se ela lambia. Nada!
A Malucat também não sabe comer em potes, a comida tem que ser colada no chão. E usar a caixinha de areia? Nada, pra ela é caminha. Enfim, são uma série de comportamentos "diferentes" apresentados por um felino que a nossa vet está tentando decifrar. Mas parece que há alguma alteração cerebral, algum tipo de retardamento.

E, falando em casos estranhos, queremos fazer um alerta importante.
Essa gatinha foi doada por nós e muito bem adotada. No dia seguinte da adoção, ela começou a vomitar e a dona dela a levou até a nossa vet, que a internou.
Os exames de sangue mostraram que não era viral, infecção ou nada que ela pudesse ter se contaminado.
Conversa vai, conversa vem, soubemos que ela comeu algumas plantas na casa da adotante, entre elas hibisco e bambu.
Ela foi tratada para envenenamento mas infelizmente não resistiu. Foi muito triste para nós e para a adotante, que se sentiu culpada e tudo mais. Era uma gatinha linda, carinhosa, mansinha, daquelas que dão beijo e tudo.
E por isso que todos vocês devem ficar atentos.

A verdade é que não existe nada que comprove o envenenamento, porque hibisco e bambu não estão na lista de plantas tóxicas para gatos, mas esse é o terceiro caso que nossa veterinária vê de envenenamento por essas plantas.
Na dúvida, melhor não deixar seus gatos comerem nenhuma delas. Quem quer ter gatos, então, abra mão das plantas, tenha uma graminha de gato, plante milho para eles terem um jardinzinho, mas não os deixem comendo o que não sabemos se faz mal ou não, ok? Melhor prevenir.
Essa era a Eva Tigrinha. Uma gatinha doce...

Aproveitando o assunto de ter cuidado com os gatinhos, olhem como são as coisas. Somos conhecidas por sermos chatas e exigentes demais com nossos adotantes. A gente nem liga quando nos xingam e tal porque só pensamos no bem estar dos gatinhos que doamos. Pois acreditem ou não, dois gatinhos que doamos juntos, Matheu e Monalisa, ainda bebezinhos, foram devolvidos para a Ong, mas sabem como????
COBERTOS DE TINTA! Podem acreditar. A imbecil da adotante os deixava presos na sacada do apartamento e eles encontraram uma lata de tinta. Nem preciso dizer o que aconteceu... Olha o grau de burrice: gatos e latas de tintas no mesmo lugar? E ela ainda queria saber se podia passar tinner neles para tirar a tinta!!!! Se não tivesse acontecido também acharíamos que é piada. O Matheu chegou quase morto de tão intoxicado com a tinta e a Monalisa estava melhor, mas também meio zonza. Agora os dois esperam adoção presos em uma gaiolinha... um pecado. Quando eram nenês, eram lindos e fofos e todo mundo queria, agora são adultos e foram descartados como lixo.
O Matheu ficou meio peladinho depois que toda a tinta saiu....



Olhem a carinha dele quando chegou, cheia de tinta. Que absurdo!

Bom, e agora a filhotada, né? Lembrando que todos esses gatinhos estão para adoção, se houver interesse basta entrar no site e procurar por eles. Os castrados e vacinados já estão no site.
Para o boletim não ficar pesado, seguem somente os casos mais recentes.

Uma voluntária do grupo salvou essa escaminha do lixo, literalmente. Ela ganhou um amiguinho de gaiola e os dois brincam muito. Ufa, por um triz...

Da casa de uma senhora com muitos gatos veio essa ninhadinha.

De outra senhora com muitos gatos, e sem condições de cuidar, essa família linda! A mamãe escama é uma super mãe.

Assim como a mamãe siamesa da foto, mãe zelosa de toda essa turma aqui. Todos resgatados ainda bebezinhos.


De uma protetora veio o apelo para abrigar essa turma. Todos abandonados no mesmo lugar e filhos das mesmas gatas que vêm tendo crias faz anos. Uma foi capturada. Olha o estrago que uma gata sem castrar pode fazer!
A gata é mãe de todos esses filhotes, menos a tigradinha, que também apareceu abandonada nesse mesmo lugar.



Uma das nossas voluntárias resgatou essa duplinha:



Essa escaminha foi encontrada na frente de um prédio. Uma moradora passou a alimentá-la com leite e pão e em um dia de muita chuva ela entrou na garagem para se abrigar. Quase foi atropelada pela moradora que a resgatou e a trouxe até nós.
É uma gracinha, super ativa e brincalhona!



Chegou também essa família. A gatinha tinha dado cria na rua e as crianças brincavam com os recém-nascidos. Olha o perigo!

E de uma ninhadinha que ficou sem mãe e nossas voluntárias Mari e Gisele fizeram as vezes de mães, foram salvas duas menininhas: Neide, a frajolinha, e Loretta, a triquinha que pensa que é filha da cachorra da Gisele. Fofas demais!



Falando em cachorros, lembram que eu encontrei 7 filhotes em um dia de muita chuva? Estavam super doentes, vomitavam vermes e mais vermes e cheios de sarna.
Tenho cuidado deles desde então e, agora que foram vermifugados, vacinados, castrados, só comem ração boa, chegou a hora de doá-los. Por favor, se souberem de alguém que queira um cachorrinho ou cadelinha, tenho 6 ainda para doar. As 4 primeiras fotos são as meninas e os dois últimos meninos. Por favor divulguem meus cachorrinhos para os amigos, estão muito saudáveis, castrados, vacinados e têm aproximadamente 4 meses.






E já que o assunto é cachorro, olhem só o que aconteceu com a Su.
Ela passou na rua do Parque Villa Lobos e viu esse cachorro abandonado num ponto de ônibus. O detalhe é que ele estava de focinheira.
Abandonar com focinheira é muita covardia, né? Como é que o bichinho vai comer e beber? Se ele ficasse ali morreria certamentee lentamente!
Bom, a Su e o marido foram tentar tirar a focinheira. Mas o cachorro era muito, muito bravo. Avançou, mas não fez estrago porque estava amarrado.
Então ela resolveu chamar os amigos Carlos e Gaby, da PEA, para ajudarem no resgate. Afinal, se ele ficasse ali morreria e não dava pra tirar a focinheira e correr o risco de ele machucar alguém. Demoraram quase 1 hora só pra conseguir colocar a "fera" no carro, de tão bravo.
O cachorro, que recebeu o nome de Maximus, foi levado para um hotel fora de São Paulo.
E já começou a receber aulas de adestramento. O adestrador disse que será muito complicado amansá-lo, pois ele deve ter sido treinado pra ser bravo, sabem? Mas podemos tentar amansá-lo a ponto de se tornar um belo cão de guarda. Quem sabe? Com ele, o Maximus já não é tão feroz (mas só com ele). O adestrador já está conseguindo passear com ele sem focinheira, sem que o Max tente morde-lo.
As despesas são altas (R$15 a diária + R$400 de adestramento por mês), mas ela não teve opção. Acabou assumindo a responsabilidade de algum imbecil que simplesmente se livrou de um problema e deve estar tranquilinho em casa.
Quem quiser saber mais sobre a história e puder colaborar com a hospedagem e o adestramento, falem direto com a Su: susan@adoteumgatinho.org.br



Apesar de tantos casos, a boa notícia é que esse mês que passou conseguimos castrar 55 gatinhos.
Para nós isso é muito importante porque é nossa prioridade controlar o abandono e as ninhadas que nascem nas ruas.

Como esse mês o mais importante é o Bazar, fica aqui mais uma vez o lembrete para que todos compareçam.
Quem não puder ir mas quiser mandar sua doação de Natal para os nossos gatinhos, é só escolher uma dessas opções. Por favor, é muito importante qualquer colaboração:

1) Doações em dinheiro

Quem puder nos mandar dinheiro para custear castrações, internações, tratamentos, compra de vacinas, pode depositar na conta da ONG:

Adote um Gatinho
CNPJ 08.858.329/0001-08
Itau 0341
Agência 2970
C/C 12869-6

Quem não tiver conta no Itaú para fazer transferência e não tiver tempo de ir ao banco fazer depósito, pode nos ajudar por meio do Pag Seguro (cartão de crédito, boleto bancário, transferência para contas de outros bancos). É só acessar: http://adoteumgatinho.com.br/doe.htm
Lá você encontra todas as informações necessárias para fazer a sua doação.

2) Doando ração, areia, remédios

Temos parceria com dois pet shops virtuais muito bacanas. Você faz o pedido e pede pra entregar pra gente e chega direitinho:

O Pet Super Market - http://www.rumo.com.br/sistema/Custom.asp?IDLoja=663&arq=adoteumgatinho.htm&1ST=1&Y=1909357195240

Se não funcionar, copie e cole na barra do seu navegador que dá certo.
No campo do nosso telefone preencha o telefone da loja.

E o Fauna e Flora - http://www.faunaflora.com.br/aug.htm . Dá para comprar também por email: fauna.ltda@terra.com.br e por telefone: (11) 5842-1345. Falem com a Thelma e digam que é uma doação para o Adote um Gatinho!

Por favor, se você fizer a compra com um destes parceiros, envie um email para informacoes@adoteumgatinho.org.br avisando. Assim temos como controlar as doações.

Se você preferir, traga a a sua doação em dinheiro ou produtos pessoalmente! Assim você aproveita e conhece nossos gatinhos, em um dia de visita. Pode ser na nossa sede, na Barra Funda, ou no consultório da nossa veterinária, na Vila Mariana. Basta escrever para informacoes@adoteumgatinho.org.br e daremos às instruções, ok?

3) Apadrinhamento

Outra forma de ajudar é apadrinhando um gatinho, fazendo doações fixas todos os meses. Para saber mais, acesse: http://adoteumgatinho.com.br/madrinhas.htm

4) Rifas
Mais uma forma de colaborar com o AUG é participando das nossas rifas: http://adoteumgatinho.com.br/rifas.htm. Sempre temos coisas bacanas com motivos de gatinhos!

5) Lojinha
Outra forma de nos ajudar é adquirindo um dos produtos oficiais do Adote um Gatinho ou de nossos parceiros.
http://adoteumgatinho.com.br/lojinha
Os lançamentos 2010 estarão à venda após o bazar.

Muito obrigada pela paciência em chegar até o fim deste email!
Esperamos vocês no nosso bazar, hein!

Beijos,
Ju, Su e voluntárias AUG

Voltar