Boletim - Setembro 2009

Boletim informativo AUG

Queridos amigos,

Setembro acabou e mais uma primavera chegou. Para nós isso só significa uma coisa: ninhadinhas e mais ninhadinhas.
São mamães parindo no lixo, nos telhados, bueiros, esgotos... Outras nem tem tempo de verem seus filhinhos e lamber a placenta, antes que um ex-dono ou um estranho qualquer faça a crueldade sem tamanho de separar os bebês, colocar em sacos e deixa-los em praças e terrenos, como lixo. E nós, desesperadas, tentando salvar todos.
Ainda vai piorar, como acontece todo ano, mas já estamos lotadas. Onde colocar tantos bebês?

Muitos não têm mãe e precisamos cuidar na mamadeira. Ou então, as mães estão doentes demais para segurar a barra sozinhas e precisamos ajudá-las, cuidar de perto, nos nossos banheiros (uma ninhada dentro do box outra fora, tomar banho, secar tudo, voltar os gatinhos...) não é fácil, podemos garantir, é uma das piores fases para nós. Mas fazemos o que temos que fazer, o que nos comprometemos com vocês e com eles: ajudá-los. E vejam quantos gatinhos floridos foram salvos:

No estacionamento de uma empresa deixaram esta caixa. Sorte que uma das nossas voluntárias rapidamente resgatou.
Mamãe e seus 6 filhotes foram deixados como lixo. E se não tivessem visto? E se chovesse? E se ninguém ajudasse?




Da favela da Rua dos Operários, veio o apelo para socorrer essa gatinha, que tinha até as 10 horas da manhã para sair de lá ou seria jogada em um cemitério.
Mamãe tem um olho de cada cor e seus filhinhos são fofos demais. Um deles é bem magrinho e ela, coitada, é tão miúda que mal consegue alimentá-los.
Mas com muita latinha A/D e carinho todos estão resistindo.




Outro apelo foi de uma conhecida nossa. Ela encontrou um filhote jogado, mas não a mãe. No dia seguinte, mãe e mais 3 filhotes foram encontrados.
Levamos todos correndo para a veterinária porque a gata não tinha um pingo de leite, magérrima e faminta.
Os bebês aguentaram firme toda a fome, mas após 2 dias do resgate 2 deles morreram.
Ela, coitadinha, mais fortinha, ainda aceitou cuidar de 2 orfãos. Todos passam bem.
Esse é um videozinho do dia que a resgatamos, apenas alguns minutos depois, faminta.
Nunca vi uma gatinha ficar tão feliz com uma latinha de comida: http://www.youtube.com/watch?v=6vMZGinFM8Q



A Su recebeu um pedido de ajuda para esta mamãe com filhotes recém-nascidos.
Quando a pessoa que resgatou a gatinha grávida da rua chegou até nós, 2 filhotes já tinham morrido: um nasceu morto e outro morreu no caminho.
Pegamos, então, a gata com 2 filhotinhos.
Como era um doce de gatinha e apareceram mais 2 bebês órfãos da mesma idade, colocamos os dois para mamarem nela. Ela rapidamente os adotou.
Em seguida chegou outro bebezinho sem mãe e ela aceitou mais um. Estava então com 5 filhotes.
O azar é que esta gatinha é portadora de alguns vírus (nós não sabíamos) e logo eles foram passados pelo leite para os filhotes. Seus 2 filhotes originais morreram. E um adotivo também.
Os bebês tiveram calicevirose, clamídia e rinotraqueíte com apenas alguns dias de vida. Sobraram os dois da foto e estamos rezando para que eles vinguem.



A Olívia morava na Pompéia, numa casa abandonada. Saia para pedir comida todos os dias.
Assustada que só ela, precisou ser capturada pelo laçador.
É uma gatinha bem medrosa, que na mesma semana em que foi resgatada deu a luz a 5 bebezinhos.



Pegamos essa pretinha grávida, apanhando de uns meninos em um condomínio. Os filhotes, quando nascessem, não iriam sobreviver ali.
Passados alguns dias, elas nos trouxe essas surpresinhas, todas pretinhas como ela. Estão seguros e se Deus quiser vão crescer saudáveis e felizes.



Já esta mamãe com filhotes vieram da Brasilândia.
Estavam num condomínio e o pessoal de lá, pra variar, queria dar um fim nos filhotes. Eles eram mantidos dentro de um balde, vê se pode!
Agora a família está segura na casa de uma das voluntárias!



Estes 3 bebês foram abandonados, ainda sujos do parto e sem nunca terem mamado na mãe, na porta de uma das voluntárias do AUG.
Ela começou a cuidar deles na mamadeira e um notou que sua gatinha de 8 meses, recém-castrada, estava deitada, cuidando dos três.
A coisa mais incrível e rara aconteceu: a gatinha teve uma pós-gravidez psicológica e desenvolveu, além de afeto pelas crianças leite! Sim, eles estão sendo amamentados por uma gatinha adolescente castrada que nunca entrou no cio. A natureza é sábia!



Esta mamãe com  filhotes também foram resgatados e está na casa de uma das voluntárias. O estado desses gatinhos quano chegaram era péssimo: sarna de ouvido, calicevirose e micose.



Esta coisa fofa deu cria no telhado da mãe de uma das nossas voluntárias. E só trouxe a turma pra baixo quado já estavam maiorzinhos.



Esta família foi encontrada por uma de nossas voluntárias próximo à ponte do Jaguaré. Estavam dentro de uma caixa LACRADA com panos, arames e fita isolante. Eram 5 filhotes, mas 2 saíram da caixa e morreram atropelados. Apenas a mãe e mais 3 gatinhas foram resgatadas. Estão vendo o nariz ralado da mamãe? Era de tanto tentar escapar da caixa, sabe-se lá a quanto tempo estavam lacrados ali para morrerem...



Está mamãe tinha acabado de dar cria em um condomínio na Saúde e, pra variar, queriam dar um fim nos filhotes. Como as pessoas têm coragem?
Recebemos este pedido de ajuda pelo site e uma voluntária está agora cuidando da turma.



Estes aqui são de Santos...



Esse titico de gato foi deixado no nosso abrigo. Graças a Deus depois de vermifugada e sem pulgas, vimos que ela é bem saudável. A pança redonda e gigante é porque ela é comilona mesmo, come, dorme e brinca. Como todos os gatinhos do mundo deveriam. Aqui tem um videozinho da pequena: http://www.youtube.com/watch?v=XaB29RRofEA



Estes filhotes foram abandonados numa caixa, num local super movimentado, em Cangaíba.
Eram 8, mas quando fomos resgatar tinham sobrado apenas 4.



Passado um tempo encontramos outros 3 abandonados e a turminha aumentou para 7!



Esses são os sortudos que foram salvos. Infelizmente, muitos, mas muitos outros acabam morrendo nas ruas ou chegam até nós quando já é tarde demais.
Um dos casos foi o desses 2 bebês, que chegaram frios, gelados de tudo. Respiraram um pouquinho com a gente e morreram.
Uma gatinha deu cria numa empresa e sabe-se lá como estes dois filhotes foram parar dentro de um pote de vidro. A gatinha não conseguiu tirar os filhotes do pote e foi cuidar dos outros recem-nascidos. Havia um terceiro já em decomposição. Chegaram tarde demais.
A gatinha e seus outros filhotes foram resgatados depois por outra pessoa.



Triste demais né?

E mesmo lotadas com tantos novos filhotes e mães, ainda tivemos todos os resgates mais "comuns" que temos sempre. Não dá para falar: Olha, esse mês não podemos ajudar mais nenhum porque começou a temporada de ninhadas! E lá fomos nós!

A dona destes gatos sumiu e largou os gatos trancados dentro do apartamento por uma semana, até que alguém notou o cheiro forte de fezes e urina e os encontrou.
Os três estavam bem, mas outros dois mortos. Como ficaram 1 semana sem comer devem ter desenvolvido lipidose hepática ou algo do tipo.





E até cachorrinhos nós resgatamos. Bem no começo do mês, naqueles dias de chuva forte, durante uma visita ao abrigo, um moço que trabalha lá perto veio contar que tinham deixado 7 filhotes em uma avenida movimentada do bairro. Chovia horrores, os carros cruzavam de um lado para o outro como loucos e os cachorrrinhos na ilha da avenida, desorientados, tentando atravessar. Imaginem o Deus nos acuda que foi! Mas conseguimos salvar todos.
Na primeira noite eles dormiram com os gatos, mas não deu muito certo e tivemos que manda-los para um hotelzinho. São bem vira-latinhas, e claro, fofos. Vai ser uma maratona recuperar todos. Eles tem sarna, estavam cheios de vermes, desnutridos, mas estão lutando e se Deus quiser logo encontrarão novas casas.



Mas calma que ainda não acabou!!

O Giovanni chegou com uma fratura aberta na patinha, o osso todo pra fora e a pele já necrosada, com uma baita infeção, bastante pus e um cheiro horrível.
Com certeza ele já estava assim há umas 3 semanas. Chegou magro, desidratado, achamos que ele nem aguentaria a cirurgia, por isso optamos por amputar só a parte afetada e não a patinha toda (seria mais demorado). Após a cirugia ele começou a comer, tomou soro, antibioticos e analgesicos.
Depois de alguns dias ele parou de comer, nem forçado ele comia, aí ele começou a ser alimentado por uma sonda nasogástrica pra alimantá-lo. Infelizmente o Giovanni começou a perder temperatura e foi para a UTI. Passou a noite estável e quando foi pela manhã teve uma convulsão e partiu.



O Farrapo foi resgatado de um abrigo de cães, que estavam tentando pegá-lo. Chegou em péssimo estado, ictérico, desidratado, sem temperatura.
Foram feitos os primeiros socorros, soro, vitaminas, antibiotico. Alguns exames revelaram uma colangio-hepatite que é uma doença que acomente fígado e vias biliares.
Farrapinho ficou em tratamento por quase uma semana tomando soro, antibioticos, vitaminas, e o tempo todo comendo muito bem a A/D. Porem um belo dia chegamos o encontramos morto, Achamos que ele tenha tido uma convulsão, pois doença hepática pode levar a uma encefalopatia hepática. Ele era tão, mas tão bonzinho...




O Sansão chegou pra gente quase morto, em choque! Mucosas muito pálidas, sem temperatura e uma dor absurda ao manipulá-lo.
Estava com sangramento na boca também. A suspeita é atropelamento.
Ficou alguns dias na UTI e foi  fratura de púbis. No ultrassom também encontraram um coágulo na bexiga.
Agora ele está comendo e parece que a dor está sob controle.
Precisa de muito repouso pois a fratura dele não é do tipo que pode ser corrigida com cirurgia. Está recebendo analgésicos, antinflamatório, antibiotico, um laxativo para ele não sentir dor ao defecar e também uma medicação homeopática para melhorar o edema.



O Heitor morava numa construção e os pedreiros dividiam a marmita com ele. É um gato extremamente bonzinho, carinhoso e tranquilo. Mas que estava tão mal, tão ruinzinho, e tão pele e osso que chegava a ficar arqueado. Estamos preocupadas com ele, pois ele não se anima muito em comer e têm vomitado bastante.
O hemograma dele indica virose e infecção. Ele tem tomado soro, antibiótico e remedinho pro estômago e sinceramente esperamos que ele aguente firme. As perdas desse mês mexeram muito com a gente.



E pra finalizar a sessão “chegamos em Setembro” uma grande galera. Não vamos detalhar a história de cada um senão esse boletim fica grande e pesado demais!













E dos gatinhos que já estavam com a gente, 2 precisaram ser operados.

O primeiro é o Lenny, paraplégico, que está sendo cuidado pela Elisa. De um tempo pra cá ele começou a fazer xixi com sangue.
Veio o tratamento com antibióticos, mas além da infecção logo apareceram cristais, que obstruíram a uretra.
Elefez uma urestrotomia (retirada do pênis) e se recupera bem.
Gatinhos paraplégicos costumam ter problemas urinários e intestinais. Como não mexem a parte traseira, a mobilidade é lenta, e o acúmulo de cristais e bactérias é elevado.



O outro caso é o da Loirinha, que é uma gatinha tão arisca e coitadinha que, apesar de estar 1 ano com a gente, pouca gente ouviu falar.
Para vocês terem uma idéia de o quanto ela é assustada e intocável, foi resgatada bolotinha de tudo. A Susan deixou a gatinha presa num quarto pensando que ela estava grávida, mas que nada! 3 meses se passaram e nada de filhotes. A conclusão? Era só gordinha mesmo! Rs

Em janeiro, a Loirinha começou a emagrecer muito... Mas quem conseguia encostar na gata? Gatos ariscos sempre acabam morrendo sem assistência, porque eles simplesmente não permitem...
Dava pra ver que ela tinha câncer nas orelhas e provavelmente no focinho, mas tinha mais alguma coisa errada com ela porque estava fraquinha demais.
Isso incomodava muito a Su, que não aguentava mais só ficar de espectadora. Então ela pediu pra anestesiar a gatinha, mesmo correndo o risco de ela morrer de tão fraquinha.
Felizmente ela aguentou. E aproveitaram para, além de amputar as orelhas, fazer limpeza de tártaro de ouvido, e um hemograma completo. No hemograma vimos que ela estava com anemia muito forte, por isso  - já que dar remédio é impossível – reforçamos a alimentação.
Loirinha não vai viver muito. O câncer no nariz uma hora vai se espalhar e ela não vai nos deixar cuidar. Mas pelo menos ela ganhou uma bela sobrevida. Anda menos medrosa, menos arredia e comendo MUITO :)



Falando em câncer, o Bocão começou a fazer sessões de radioterapia no Dog Bakery.
Já foram feitas 4 das 15 sessões previstas.
A radioterapia ainda é uma novidade no Brasil. Mas existem casos de sucesso. Ficamos sabendo da história de uma gatinha, toda branca, que tinha um tumor enorme no nariz. E com 15 sessões de radioterapia, aquilo simplesmente desapareceu.
A radioterapia não cura, mas dá uma sobrevida aos gatinhos. O câncer uma hora ou outra acaba voltando (e novas sessões podem ser feitas), mas o gato vive mais 1, 2 anos normalmente.
Temos esperança que o Bocão, um gato cheio de vida, muito amoroso, muito bonzinho, tenha a chance de fazer o tumor regredir a zero e ser adotado, para experimentar o gostinho de uma vida feliz. Achamos que vale a pena tentar!



E a Fiapo, nossa siamesinha peluda, infelizmente nos deixou.
Desde que chegou, há alguns meses, foi diagnosticada com PIF. E PIF, vocês sabem, não tem cura.
Até que essa ternurinha aguentou firme, entre altos e baixos. E foi carinhosa e companheira até o último minuto.
Vamos sentir muita falta dela...



Este mês, para compensar os casos difíceis, tivemos 3 grandes adoções:
O Gregório e a Beta, gatinhos ariscos, encalhados porque ninguem tinha paciência de levar um gatinho assustado pra casa.
Os dois foram adotados e já fizeram amizade com seus donos. O Gregório dorme na cama com a Paula e a Beta mostra a barriguinha para a Renata. É o que a gente sempre fala: o amor transforma!



E depois de quase 2 anos, a Chica finalmente foi adotada. Pela Ju!! Rs

“ É... não era minha intenção adotar a Chica, mas depois de tudo que passamos juntas, as cirurgias, a recuperação, as fraldas, nossas discussões na hora do banho... acabamos ficando unidas demais e não aguentei a idéia da separação. Claro que eu não gosto de trocar fraldas, de ver ela sempre fedidinha, não gosto de forçar ela a ficar quieta na pia e lavar o bumbum a cada troca de fraldas, ela odeia. Mas ela faz a parte dela e eu a minha. E quando finalmente alguem se interessou em fazer tudo isso no meu lugar eu pensei: "Oba! Finalmente vou ter menos trabalho!"
Mas nos dias seguintes fui tomada por uma tristeza horrível, e segui meu coração. A adotante da Chica entendeu a situação e adotou uma gatinha na UIPA também deficiente. No final a "não adoção" da Chica ainda ajudou outra gatinha sofrida. A Chica é oficialmente minha agora! Rs”



Alguns conseguem seus finais felizes :-)

Setembro foi um mês complicado, difícil mas com muitos gatinhos salvos. Nosso boletim não é só para mostrar isso a todos vocês, mas para que todos possam ver que a gente quer continuar, que fazemos com carinho, que cada gatinho salvo é uma grande vitória.
E como nosso trabalho só existe graças a ajuda maravilhosa de vocês, humildemente pedimos novamente que nos ajudem. É importante para os gatinhos cada centavo que entra.

Não deixe de nos ajudar.
Abaixo as formas de ajudar o Adote um Gatinho:

1) Doando ração, areia, remédios

Temos parceria com dois pet shops virtuais muito bacanas. Você faz o pedido e pede pra entregar pra gente e chega direitinho:

O Pet Super Market - http://www.rumo.com.br/sistema/Custom.asp?IDLoja=663&arq=adoteumgatinho.htm&1ST=1&Y=1909357195240 <http://www.rumo.com.br/sistema/Custom.asp?IDLoja=663&amp;arq=adoteumgatinho.htm&amp;1ST=1&amp;Y=1909357195240>
Se não funcionar, copie e cole na barra do seu navegador que dá certo.  
No campo do nosso telefone preencha o telefone da loja.

E o Fauna e Flora - http://www.faunaflora.com.br/aug.htm . Dá para comprar também por email: fauna.ltda@terra.com.br  e  por telefone: (11) 5842-0390/ 5842-1345. Falem com a Thelma e digam que é uma doação para o Adote um Gatinho!

Por favor, se você fizer a compra com um destes parceiros, envie um email para informacoes@adoteumgatinho.org.br avisando. Assim temos como controlar as doações.

Se você preferir, traga a a sua doação em dinheiro ou produtos pessoalmente!
Assim você aproveita e conhece nossos gatinhos, em um dia de visita. Pode ser na nossa sede, na Barra Funda, ou no consultório da nossa veterinária, na Vila Mariana. Basta escrever para informacoes@adoteumgatinho.org.br  e daremos às instruções, ok?

2) Apadrinhamento

Outra forma de ajudar é apadrinhando um gatinho, fazendo doações fixas todos os meses. Para saber mais, acesse: http://adoteumgatinho.com.br/madrinhas.htm

3) Doações em dinheiro

E quem puder nos mandar dinheiro para custear castrações, internações, tratamentos, compra de vacinas, pode depositar na conta da ONG:

Adote um Gatinho
CNPJ 08.858.329/0001-08
Itau 0341
Agência 2970
C/C 12869-6

Quem não tiver conta no Itaú para fazer transferência e não tiver tempo de ir ao banco fazer depósito, pode nos ajudar por meio do Pag Seguro (cartão de crédito, boleto bancário, transferência para contas de outros bancos). É só acessar:  http://adoteumgatinho.com.br/doe.htm
Lá você encontra todas as informações necessárias para fazer a sua doação.

4) Rifas
Mais uma forma de colaborar com o AUG é participando das nossas rifas: http://adoteumgatinho.com.br/rifas.htm. Sempre temos coisas bacanas com motivos de gatinhos!

5) Lojinha
Outra forma de nos ajudar é adquirindo um dos produtos oficiais do Adote um Gatinho ou de nossos parceiros.
Ainda temos agendas 2009 e lindas ecobags. E as camisetas, que tinham se esgotado no Bazar de Fim de Ano, já chegaram, viu?
http://adoteumgatinho.com.br/lojinha

Muito obrigada pela paciência em chegar até o fim deste email!
Que outubro seja menos tenso que estamos esperando!

Beijos,
Ju, Su e voluntárias AUG

 

Voltar