Epoca S.Paulo - 13/07/2012

Época SP - Farejador: bichos Sexta-feira 13 e a lenda de que gato preto traz má sorte

Cercada por superstições a terceira sexta-feira 13 do ano ( as outras aconteceram em janeiro e abril) requer atenção especial quando o assunto são gatos pretos; marginalizados, os bichanos de pelagem escura sofrem maus-tratos durante a data, sem contar que correm o risco de serem capturados para uso em rituais de magia.

 

“Em pleno ano de 2012, achar que gato preto traz má sorte é ser muito ignorante”, enfatiza a presidente da Adote Um Gatinho, Susan Yamamoto, que durante cinco meses realizou a Campanha Gato Preto Dá Sorte.

 

Além das ações para combater a superstição de que gato preto dá azar, a campanha desenvolveu uma linha de produtos (camisetas, adesivos, canecas, etc) à venda no site http://adoteumgatinho.com.br/, cuja renda é revertida para os gatos resgatados pela ONG.

 

 

 

Adorado por uns, sacrificado por outros

 

Um dos primeiros povos a atribuir a aura mística ao gato foram os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um Deus com a sua forma física, Bast. Em homenagem a divindade, os egípcios mantinham gatos pretos em casa dando lhes honras reservadas a faraós e mumificando-os depois de mortos.

 

O Rei Carlos I da Inglaterra acreditava que o seu gato preto lhe trazia sorte. Coincidência ou não, o gato morreu um dia antes de o monarca ter sido preso por Oliver Crommwell. O rei foi acusado de traição e mais tarde decapitado.

 

Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Um culto da época feito em homenagem a uma deusa pagã – Freya – envolvia gatos, e passou a ser considerado heresia pela Igreja da época. Os membros desta seita passaram a ser punidos severamente com torturas e morte, e os gatos perseguidos, acusados de serem demoníacos, principalmente os de cor preta.

 

A sua associação às práticas pagãs, provocou um maior distanciamento entre os cristãos e o gato. Depressa começaram a surgir histórias que ligavam os gatos à bruxaria. 
“Na época os gatos eram acolhidos por pessoas solitárias, geralmente mulheres que não seguiam as regras machistas da sociedade. Excluídas, essas mulheres moravam em locais improvisados. Naquela época, os bichanos se tornaram os grandes companheiros dessas mulheres, que nada mais eram do que as famosas “bruxas”, perseguidas e queimadas na fogueira”,  revela Susan.

 

No mesmo período as pessoas começaram a associar acontecimentos ruins aos gatos pretos. “Fulano morreu depois que um gato preto cruzou o seu caminho”, “não sei quem caiu do cavalo depois que um gato preto desceu do telhado”, “disseram que um gato preto assassinou não sei quem”. E assim foi. “E por quê gato preto? Porque os gatos são animais noturnos e só eram vistos a noite. E de noite todos os gatos são pardos, ops, pretos!”

 

“O tempo passou e a história do gato preto foi evoluindo. Uma bobagem do passado, de uma época em que não havia iluminação e informação, persegue nossos pretinhos até hoje”,  ressalta Susan.

 

Alguns séculos depois, e infelizmente esses felinos ainda carregam o estigma de que são traiçoeiros, portanto a dica é redobrar a atenção e manter seu gato preto em casa durante toda a sexta-feira 13!

 


0 razões para adotar um gato preto, assista: http://www.youtube.com/share_popup?v=kY2b_cwbeRE